XII ENARSE apresenta os avanços da RSE na educação digital


Entre os dias 24 e 26 de abril, diretores das mais de cem unidades da Rede Salesiana de Escolas (RSE), além de animadores e gestores de polo, assessores e coordenadores, estiveram em Brasília-DF para participar do XII Encontro Nacional da Rede Salesiana de Escolas (ENARSE), norteado pelo tema “A educação na era digital”.
O evento consolidou o posicionamento da Rede perante as novas tecnologias, repercutindo especialmente o processo de implantação do novo Material Didático Digital – produzido pela Edebe-Brasil e composto pelo livro digital e o caderno interativo –, que teve início neste ano nas escolas.
A tarde de 24 de abril, primeiro dia do ENARSE, foi dedicada à reflexão sobre o Projeto Educativo Pastoral da Rede. O assessor de pastoral da RSE, Antonio Boeing, falou sobre “Escola Salesiana em Pastoral: realidade e perspectivas” e ressaltou a importância de se pensar uma escola em pastoral, que é a razão de ser de uma escola salesiana. Para colocarmos uma escola em pastoral – destaca – é necessário focarmos no tripé da “seriedade na razão”, da “excelência acadêmica e religiosa” e nas “relações com o todo”.
Na manhã de 25 de abril, Martha Gabriela, engenheira e pós-graduada em Marketing e Design, fez uma palestra sobre o tema central do ENARSE. Para a palestrante, a evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação estão transformando profundamente a sociedade em todas as suas dimensões, inclusive na educação. Passou em seguida a apresentar e discutir dois importantes aspectos que afetam a educação tradicional. O primeiro são as mudanças causadas pela popularização das plataformas e tecnologias digitais. O segundo, os impactos dessas mudanças na educação e as possibilidades que as plataformas e tecnologias digitais apresentam.




No decorrer do dia 25, os assessores nacionais da RSE Cíntia Lapa, Kátia Smole, Paulo Cunha e Paulo Simeão trataram de temas específicos, como o Material Didático Digital da RSE, o Uso do Portal Futurum, o Programa de Formação de Educadores da Rede, a Cultura da Avaliação e o Centro de Serviços Compartilhado (CSC).
Os diretores-executivos da Rede Salesiana de Escolas, P. Nivaldo Luiz Pessinatti e a Ir. Ivanette Duncan de Miranda, abriram os trabalhos do dia 26 fazendo uma avaliação das palestras anteriores e do atual momento da RSE frente ao desafio digital. Em seguida, o Assessor de Comunicação, Célio Ballona, apresentou outros projetos da Rede na área e as perspectivas da comunicação.
Como nos anos anteriores, os participantes do ENARSE foram divididos por regiões e cada polo conduziu suas reuniões com trabalhos de avaliação do encontro e repasse de informações entregues pela Coordenadora pedagógica da RSE, Kátia Nunes, sobre ações que estão em andamento neste ano nas dimensões pedagógica, pastoral, gerencial e de comunicação. Ao final, os grupos avançaram para a identificação e elaboração de um documento a ser encaminhado à coordenação pedagógica, no qual apresentaram as expectativas mais significativas dos polos e as demandas de cada região.

Fonte:
ANS

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score