Argentina recebe Festa da Gratidão 2014


A Festa da Gratidão da madre Yvonne Reungoat, superiora geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), foi comemorada com grande entusiasmo na Inspetoria São Francisco Xavier de Bahia Blanca, Argentina, no dia 26 de abril.
A celebração, que teve como tema “O vento do seu Espírito que nos torna fecundos”, contou com a participação de irmãs FMA, das três inspetorias da Argentina, bispos, padres, representantes da comunidade e jovens de diferentes cidades e países. Diferentes momentos marcaram o evento, como o ato oficial da graça, na véspera da festa; a celebração solene da Eucaristia; e a tarde no oratoriano com jogos, músicas e danças.
Na tarde de 25 de abril, madre Yvonne foi agraciada com o título de convidada de honra pelo prefeito da cidade de Bahía Blanca, Gustavo Bevilacqua. Em seguida foi realizada uma conferência de imprensa na qual madre Yvonne falou sobre o carisma salesiano e chamou a atenção sobre a importância da educação para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana. À noite foi realizada uma celebração oficial e a superiora geral das FMA fez o seu tradicional   “Boa Noite”, para os participantes da festa.
No dia 26 de abril, a festa foi iniciada oficialmente no campo desportivo Laura Vicuña, na cidade de Bahía Blanca, com uma solene celebração Eucarística, presidida por dom William Garlatti, arcebispo da Arquidiocese de Bahia Blanca - que em sua homilia falou do valor da presença salesiana na Patagônia. Em seguida, a imagem de Maria Auxiliadora foi levada em procissão até o altar montado para a ocasião.
No ofertório, juntamente com o pão e o vinho, foram levados para o altar um par de "gaúchos", duas cestas com trigo e uva, sinais de fertilidade e da colheita da missão; em seguida, um grupo de meninas vestidas como freiras dançou carregando a imagem da irmã Angela Valais, para lembrar as muitas irmãs FMA que já passaram pela terra da Patagônia. Na ocasião, madre Yvonne falou aos presentes, expressando a alegria e agradecendo a Deus pelo dom que é, foi e continua sendo o carisma salesiano na Argentina e em todo o mundo.
Após o almoço, foi iniciado o 'oratório do dia', animado por cinco representantes das diferentes comunidades. Cerca de 600 meninos e meninas, juntamente com os adultos, participaram ativamente do oratório, que contou com momentos de jogos, músicas e danças.  O grupo de teatro "Valdocco" esteve presente na Festa realizando apresentações de músicas e danças que ajudaram a refletir sobre a importância de cultivar sonhos e ser grato pela vida recebida.

Fonte: Boletim Salesiano

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score