31 de janeiro: Inspetoria Laura Vicuña agradece o legado deixado por Dom Bosco



O dia 31 de janeiro é de extrema importância para a Família Salesiana. A data marca a partida de João Melquior Bosco, nosso querido Dom Bosco, em 1888. O pai e mestre da juventude ensinou a todos um novo jeito de lidar com os jovens através da paciência e persuasão. “Quantas vezes no decurso de toda a minha vida tive de me convencer desta grande verdade! É mais fácil encolerizar-se do que ter paciência, ameaçar um jovem do que persuadi-lo”, dizia ele em relação à juventude.

E é este amor a Deus e ao próximo que fez do santo um marco para a comunidade católica no que tange à educação dos jovens. Assim como pregava Dom Bosco, o carisma da educação salesiana indica o caminho de não querer “outra coisa dos jovens senão que sejam bons e estejam sempre alegres”. O santo tem tão grande representação que, atualmente, a obra salesiana está marcada pela presença de instituições educacionais em todo o mundo. Na Região Norte brasileira, o legado inclui a Inspetoria Laura Vicuña (BMA), a Inspetoria Santa Teresinha (BMT) com casas e comunidades em diferentes municípios, e todas as obras sociais e escolas da Inspetoria São Domingos Sávio – Salesianos Missionários da Amazônia.

Em Manaus a Inspetoria Laura Vicuña além de sua sede, conta com duas obras sociais: Casa Mamãe Margarida, e o Centro Social São Benedito, e mais duas escolas: o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e a Escola Santa Maria Mazzarello. Também há presença das Filhas de Maria Auxiliadora - Irmãs Salesianas - em Belém/PA, Manicoré/AM e Porto Velho/RO com a finalidade primeira de educar evangelizando, e evangelizar educando as novas gerações, no estilo da Pedagogia de Dom Bosco, priorizando as pastorais escolar e juvenil, rumo ao bi centenário do nascimento de Dom Bosco o santo dos jovens.

Com o empenho de uma sólida Pastoral escolar e da educação, o ensino em uma escola de cunho religioso nos proporciona o desenvolvimento da formação integral dos jovens, indispensável para o exercício da cidadania. Além disso, a prática educacional é a maneira salesiana de seguir uma das frases que Dom Bosco tanto falava: “É preciso que o Senhor tome posse do coração dos jovens antes que o pecado o faça”.

Neste dia 31 de janeiro, a Inspetoria Laura Vicuña celebra e agradece a Dom Bosco pela extraordinária riqueza doada aos seus filhos e filhas: o CARISMA SALESIANO! Seus ensinamentos sempre atuais e válidos para todos os tempos. E é como ele mesmo disse: “Quando vocês entrarem no céu. Deus lhes mostrará as almas que vocês ajudaram a salvar!”.

Breve histórico de Dom Bosco
João Melquior Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815. A partir da ordenação como padre, iniciou o trabalho educativo e espiritual com os jovens, principalmente, os que se encontravam em situação de risco. Faleceu em 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado em 1934, tornando-se um dos mais famosos santos da Igreja Católica. Em 1988, foi declarado Pai e Mestre da Juventude pelo Papa João Paulo II.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score