Inspetoria Laura Vicuña agradece trabalho de Madre Marinella

Madre Marinella 

A Madre Marinella Castagno partiu, na noite desta terça-feira (5), na Casa São José de Nizza Monferrato, na Itália. Com 91 anos, a morte da madre encerra uma vida voltada à Deus. A Inspetoria Laura Vicuña agradece por toda a obra cristã realizada através das FMA.

A seguir, carta da Madre Yvonne Reungoat (na íntegra) sobre a perda de Madre Marinella:

Queridas irmãs FMA, SDB, grupos da Família Salesiana, membros das comunidades educativas do mundo todo,  venho até vocês para comunicar-lhes a notícia da partida de nossa querida Madre Marinella Castagno para o Paraíso. Suas condições de saúde, ultimamente, haviam se agravado e, no dia 5 de fevereiro de 2013, às 18:10h, ela deixou esta terra. Estava com 91 anos. 

Ela viveu em plena consciência até o último momento e se apagou serenamente, na Casa
São José de Nizza Monferrato. Sua morte foi a conclusão de uma vida vivida na plenitude do dom a Deus e a todo o Instituto, ao qual serviu com amor, inteligência, fino intuito, audácia, frescor e essencialidade evangélica. 

Somos reconhecidas por quanto ela nos deu, mas sobretudo pelo que representou para todas nós: uma guia segura, reta, livre, cheia de paixão pelo carisma, que nos entregou em sua beleza original. 

Os encargos de responsabilidade e de animação cobriram quase todo o arco de sua vida de FMA. Por muitos anos foi Delegada e Conselheira para a Pastoral Juvenil em nível mundial; doze anos Madre Geral. Visitou mais vezes os países do mundo no qual estamos presentes. Conhecia pessoalmente a maior parte das FMA. Em toda parte levou alegria, esperança para o futuro, desejo de doação e de testemunho evangélico. 

Tinha uma atenção especial para com os pobres. Considerava como direito deles serem servidos sempre por primeiro. Durante seu mandato como Madre Geral acompanhou a realização do Projeto África e o sustentou com convicção. 

Nunca se poupou, qualquer coisa lhe fosse solicitada. Depois de ter entregado o timão a Madre Antônia Colombo, que a sucedeu como Madre Geral em 1996, foi destinada a Mornese na qualidade de diretora, dando uma nova e significativa qualidade àquela nossa presença. E assim a fonte mornesina para a qual havia sempre encaminhado as FMA do mundo, promovendo o Projeto Mornese, tornou-se também visivelmente a fonte da qual bebeu durante os últimos anos.

Nesse tempo estreitou mais ainda os laços de Mornese com o mundo. Já avançada em anos, transferindo-se de Mornese para Nizza, não recusava aceitar a animação de retiros espirituais em várias partes onde era convidada. Em toda parte oferecia o tesouro do espírito mornesino. 


Nesses últimos anos estava na comunidade de Nizza
São José”, ajudando no serviço às irmãs idosas e doentes. Desde um ano atrás ficou doente ela também. Em setembro participou ainda, com um relatório, no Seminário Main promovido pelas Ex-Alunas. O físico estava gasto, mas o espírito permaneceu vivo até o fim. 

Morreu na brecha como os nossos Fundadores. Agora nós a pensamos no abraço de Deus, ao seu lado, na felicidade plena. Asseguramos-lhe nossa oração: tantos corações, do mundo, se unem para acompanhá-la rumo ao céu, onde, estamos seguras, encontrou Maria Auxiliadora e todas as irmãs que nos precederam na Pátria verdadeira. 

Interceda para o Instituto, tão profundamente amado por ela, santas vocações de sua têmpera! 

Obrigada, Madre Marinella: fique conosco e abençoe ainda as suas filhas! 

Ir. Yvonne Reungoat fma 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score