Momento histórico para Família Salesiana no Brasil - Formação do Conselho Nacional da AJS

Os teus sonhos foram muito mais além, do que os teus pés pisaram. 
Os teus sonhos irão muito mais além de onde já chegaram.



Nos dias 24 a 26 de agosto/2012, nas instalações do Centro de Convenções Israel Pinheiro localizado em Brasília/DF, treze jovens, representantes de diversas Inspetorias Salesianas do Brasil estiveram reunidos para constituição do primeiro Conselho Nacional da AJS (Articulação da Juventude Salesiana).
Num momento em que a juventude de todo Brasil vive um tempo de kairós (tempo oportuno/ hora de Deus), por ocasião da Campanha da Fraternidade e da Jornada Mundial da Juventude que acontecerão no próximo ano, a Família Salesiana presenteia a sua juventude com a concretização de um sonho.  Após 15 anos de caminhada da articulação a AJS constitui o seu primeiro Conselho Nacional.
As Inspetorias de todo Brasil mandaram seus representantes que durante três dias estiveram reunidos e tiveram a oportunidade de discutir e contextualizar a AJS em nível local, regional e agora também em âmbito nacional, através do conselho recém formado. Um fim de semana rico em partilha, rico em anseios, que contou com a orientação e acompanhamento de Padre Toninho – Assessor do Setor Juventude da CNBB, dos representantes das FMA e dos SDB, como diretores espirituais da AJS, sendo eles Ir. Elizabeth Pastl Montarroyos  e Pe. Tiago Figueiró.  
A cerimônia de posse e constituição do Conselho da AJS deu-se no Centro de Educação Maria Auxiliadora (CEMA-Brasília), na presença de Dom Eduardo Pinheiro-SDB (Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude CNBB), Irmã Hélia Monteiro-FMA (Vice Presidente CIB), Pe. Nilson Faria dos Santos-SDB (Inspetor da ISJB). Os representantes do Conselho receberam um botton e uma cruz representando a missão agora assumida.

O Conselho Nacional da AJS já nasce com um sonho: “Ser referência salesiana para a evangelização da juventude brasileira em suas diversas realidades, motivando a articulação, desenvolvimento, expansão e divulgação da AJS entre os grupos de jovens das inspetorias, para que assumam o compromisso do Reino de Deus, com o coração de Dom Bosco e Madre Mazzarello”.

Assim constituído, o conselho ficou representativo da seguinte forma:

Coordenador: Felix Fernando Siriani – Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora – São Paulo - SP
Vice-coordenadora: Elisangela Mendes dos Santos – Inspetoria São Luiz Gonzaga – Recife - PE
Secretários: Demmes C. Almeida – Inspetoria Laura Vicuña – Manaus – AM  e                   Amanda Stephany Júlio Barbosa – Inspetoria Imaculada Auxiliadora – Campo Grande – MS
Tesouraria: Rafael Moreira Líbano – Inspetoria Nossa Senhora da Paz – Cuiabá - MT
Comunicação: Gilmar Vieira da Silva – Inspetoria Santa Afonso Maria de Ligório – Campo Grande – MS
E demais conselheiros: Gelza Araujo Lacerda – Inspetoria Maria Auxiliadora – Recife - PE
Geórgea Santos Batista – Inspetoria Madre Mazzarello – Belo Horizonte - MG
IsabelliTittz – Inspetoria Santa Catarina de Sena – São Paulo - SP
Letícia Dzwonek de Andrade – Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – Porto Alegre - RS
Nilson Antônio Guzzo Junior – Inspetoria Nossa Senhora da Penha – Rio de Janeiro – RJ
André Roberto Becher – Inspetoria São João Pio X – Porto Alegre – RS
Rosimeire Paulino Roque – Inspetoria São João Bosco – Belo Horizonte – BH

As Inspetorias: São Domingos Sávio e Santa Teresinha – Manaus/AM, estão em processo de escolha de seus representantes para compor o Conselho. Sendo,  que sob autorização do Inspetor da ISMA Padre Francismo Lima, o jovem Demmes Almeida, além de representar as Filhas de Maria Auxiliadora da Inspetoria Laura Vicunã, também representou, neste primeiro momento, a Inspetoria São Domingos Sávio devido o mesmo conhecer a realidade da AJS na região Norte e ser assessor leigo  da AJS no Pará.
Um passo importante na Articulação da Juventude, um momento rico para todos, e certamente  uma parte do sonho de Dom Bosco se concretizando. 
É a juventude Salesiana vivendo o seu Kairós.
Demmes  C. Almeida
Conselheiro Nacional da AJS
Assessor Leigo AJS/Pa

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score