Renovação do SIM na Amazônia

Encontro das Águas foi o cenário escolhido pelas FMA para celebrar a festa do Instituto

Celebração Eucarística no meio do Encontro das Águas

Em Manaus, as Filhas de Maria Auxiliadora celebraram a solene festa dos 140 anos do Instituto em um dos principais pontos turísticos da cidade, o Encontro das Águas.  Segundo Ir. Carmelita Conceição, inspetora da Inspetoria Santa Teresinha, o lugar foi escolhido por possuir uma riqueza de significados, “os rios, Negro e Solimões não morrem quando concluem seus percursos e sim, geram o maior rio do mundo, o Rio Amazonas. É, portanto um verdadeiro símbolo de renovação, um sinal de que a unidade faz brotar a vida, ainda que na diversidade”, exclamou. Além da fraterna convivência entre as duas inspetorias do norte do Brasil, todo o Instituto foi representado pela Ir. Maria Luisa Miranda, Conselheira Geral para o Âmbito da Família Salesiana que, por uma feliz coincidência, concluía a semana de visita às duas Inspetorias da Amazônia. 

Diário de Bordo: memória, gratidão e esperança!



O barco saiu do Porto de Manaus por volta das 8h 45m rumo ao local da festa. A tripulação era formada pelas Filhas de Maria Auxiliadora das comunidades de Manaus, seis jovens aspirantes, três jovens portuguesas recém-chegadas para uma experiência de voluntariado e, o Pe. Francisco Alves de Lima, inspetor dos Salesianos na região. Durante o percurso, um grupo formado por Irmãs e formandas animava o ambiente com uma coletânea de cantos regionais. O motivo de tanta alegria podia ser facilmente identificado, pois não eram poucas as que faziam questão de expressar a alegria de estar ali e, de serem “filhas de Maria Auxiliadora”. Por volta das dez da manhã, a embarcação já estava no famoso Encontro das Águas. O dia estava claro e o céu azul anil. Um cenário perfeito para celebrar a maior “ação de graças” a Deus, a solene Eucarista.
No início da celebração, um convite a fazer memória: algumas Irmãs, ao depositarem um punhado de terra em frente ao altar, diziam em voz alta palavras significativas, que revelavam o legado deixado pelas primeiras Filhas de Maria Auxiliadora: terreno fértil no qual se sustenta o Instituto. Em seguida, um gesto significativo de esperança: uma jovem aspirante plantou um broto, símbolo do futuro que há de vir. Após a homilia aconteceu a solene renovação dos votos. Irmã Maria Luisa Miranda e as inspetoras, Ir. Francisca Dias, pela Inspetoria Laura Vicuña e, Ir. Carmelita Conceição, pela Inspetoria Santa Teresinha entregaram a cada Irmã uma vela acesa, símbolo da doação e da fidelidade. Então, com um profundo senso de unidade com Deus e com o Instituto, elas renovaram seus compromissos religiosos! “Constatei que a cada “sim” que renovo, o meu entusiasmo pela vocação salesiana aumenta”, testemunhou emocionada, Ir. Maria Marques. No momento do ofertório, cada Irmã apresentou diante do altar uma flor, como sinal da entrega incondicional, da própria vida ao Senhor. Após a comunhão, por meio da música e da dança, o grupo de aspirantes reproduziu muito bem o que permeava o coração das FMA, naquele momento: um alegre canto de gratidão pelo dom da vocação salesiana!  No fim da coreografia, todos lançaram flores no rio como expressão do desejo de continuar seguindo os passos do Senhor, conduzidos pelas mãos Dele, na busca de “mares” mais além! Em seguida foram lidas as mensagens da Madre Geral Yvonne Reungoat e da Conselheira para o Âmbito da Formação, Ir. Maria Américo Rolim.
Por fim, quando o sacerdote pronunciou a benção final, num só coro, os céus da Amazônia ouviram a melodia do testemunho alegre das Filhas de Maria Auxiliadora porque, com o coração em festa, elas cantavam com entusiasmo: “Oh qual sorte siamo figlie de Maria Ausiliatrice”!

Memória do coração - testemunhos


A linguagem dos pequenos sinais que falam da grandeza de Deus pode ser interpretada por todos que viveram a experiência de participar da festa dos 140 anos do Instituto, no grandioso Encontro das Águas. A alegria da convivência fraterna e a generosa partilha de dons e talentos comunicavam a riqueza própria do carisma salesiano. Ali foi possível experimentar a beleza do espírito de família.
Para a jovem aspirante Rafaela Moraes, um momento significativo da celebração foi a entrega das velas para as Irmãs; “ventava muito e com facilidade a vela podia se apagar, mas, fiquei tocada quando vi as Irmãs protegendo a chama com todo cuidado e, pensava comigo: da mesma forma elas se esforçam para manter vivo o fogo do primeiro amor... Naquele momento, senti ressoar com mais força o desejo de também ser uma FMA.” A jovem Irmã,  Adeilza Souza percebeu o quanto a união entre as duas inspetorias ajuda o carisma a se fortalecer na Amazônia.
Por fim, Ir. Maria Luisa Miranda resumiu o sentimento de todas: “Vivemos um momento de graça! Deus nos guiou até aqui! Eu faço votos que permaneçam na centralidade do Senhor e continuem a manter vivo este testemunho de familiaridade que encontrei entre vocês porque este é o verdadeiro rosto da nossa congregação”.



O Encontro das Águas é um dos espetáculos naturais mais conhecidos e bonitos de Manaus e ocorre no ponto em que os cursos dos rios, Negro e Solimões se juntam para formar o Rio Amazonas. Devido às profundas diferenças físico-químicas entre os dois rios, suas águas de cores negra e barrenta, correm paralelamente sem se misturarem por cerca de seis quilômetros.











0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score