Silêncio, tema do Dia Mundial das Comunicações 2012

Bento XVI escolheu “Silêncio e palavra: caminho de evangelização” como tema do 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2012, este ano se comemora no dia 20 de maio, conforme anúncio da Santa Sé.
“Com isso, manifesta-se o desejo do Santo Padre de sintonizar o tema do Dia Mundial com a realização do sínodo dos bispos, que terá como tema precisamente ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’”, destaca um comunicado do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.
“A sociedade da comunicação, com sua sobreabundância de estímulos, evidencia um valor que, à primeira vista, poderia parecer contrário a ela”, destaca o texto.
O dicastério das comunicações sociais recorda que, “no pensamento do Papa Bento XVI, o silêncio não representa somente certo contrapeso em uma sociedade marcada pelo contínuo e incessante fluxo comunicativo, mas é um elemento essencial para a sua integração”.
“O silêncio é o primeiro passo para acolher a palavra, precisamente porque favorece o discernimento e o aprofundamento”, explica o comunicado.
Segundo a Santa Sé, “não há nenhum dualismo, mas complementariedade das duas funções que, em um adequado equilíbrio, enriquecem o valor da comunicação e a convertem em um elemento essencial do serviço à nova evangelização”.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é o único dia mundial estabelecido pelo Concílio Vaticano II, por meio do decreto Inter Mirifica, sobre os meios de comunicação, de 1963.
Esse dia é comemorado em muitos países, de acordo com a indicação de vários bispos do mundo, no domingo anterior a Pentecostes (em 2012, será no dia 20 de maio).
A mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é publicada tradicionalmente por ocasião da festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, em 24 de janeiro.
Fonte: Zenit

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score