13 de maio - Santa Maria Domingas Mazzarello



A alegria é o forte de Maria Domingas Mazzarello. Ela nasceu a 9 de Maio de 1837, em Mornese. Provém de uma família de camponeses, com pouco dinheiro e muito trabalho.
Maín, como lhe chamavam, era a mais velha, a primeira de 10 filhos, e começou bem cedo a trabalhar com o pai, aprendendo dele a pensar em Deus, enquanto trabalhava, ligeira, com as mãos entre os ramos das videiras.
No domingo vivia no grupo das Filhas de Maria, ensinando o catecismo aos mais pequenos, às mães e às moças da aldeia. Aos 23 anos, para ajudar a família dos tios que estavam gravemente doentes com o tifo, foi contagiada pela mesma: na fragilidade daquele momento o Senhor chamou-a para uma nova missão, pois as forças já não eram as mesmas para ir ajudar nos campos. Foi a “reviravolta” da sua vida. 
Uma nova etapa inicia na sua vida. Com a amiga Petronilla abre uma casa de costura com o objetivo de educar as meninas da aldeia. Aprendeu a ser costureira, uma vez que as forças para trabalhar no campo não existiam. Começou a acolher duas meninas orfãs em dois quartos que tinha alugado.
Um dia, enquanto meditava no seu coração o sonho de dedicar-se a fazer o bem e cuidar das meninas, teve a impressão de que Nossa Senhora lhe estivesse a mostrar as meninas da aldeia e lhe dissesse: «A ti as confio!»
No dia 07 de Outubro de 1864, encontrou D.Bosco durante um dos seus passeios com os seus rapazes e ficou maravilhada: "D. Bosco é um Santo e eu sinto-o".
Em 05 Agosto de 1872 D. Bosco escolhe Maria Domingas Mazzarello e 11 das suas companheiras para fundar o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Como Superiora demonstrou ser uma boa formadora e mestra de vida espiritual; tinha o carisma da alegria serena, capaz de irradiar e envolver as outras jovens no empenho da educação da mulher. O Instituto expandiu-se rapidamente.
Morreu em Nizza Monferrato no dia 14 de Maio de 1881, com 44 anos. Quando morreu, o Instituto já tinha raízes na Itália, França e Uruguai.
As suas cartas são um verdadeiro tesouro: revelam uma santidade genuína, simples, que nos encoraja a 'estar alegre' e a fazer da alegria o “sinal de um coração que ama muito o Senhor”.
Foi canonizada no ano 1951. A sua festa celebra-se a 13 de Maio. Em Mornese, sua terra natal, foi construído um santuário em sua honra.

Fonte: Filhas de Maria Auxiliadora de Portugal

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score