Instituto das FMA 139 anos



Um SIM de fidelidade prolongado no tempo

O Instituto das FMA constitui na Igreja a segunda família de pessoas consagradas que Dom Bosco quis para multiplicar, em âmbito feminino, o dom de graça do carisma educativo em favor da juventude pobre.
Em Maria Domingas Mazzarello, Dom Bosco encontrou a colaboração certa para lançar a semente da nova família religiosa. O encontro deles em Mornese foi reconhecimento mútuo à primeira vista: «Dom Bosco é um santo e eu o sinto» - declarava com simplicidade Maria Domingas. Mais tarde dirá: «Dom Bosco sabe o que Maria Auxiliadora quer de nós».
Maria Domingas interpretou com jeito feminino o carisma de Dom Bosco, contando com a sua confiança. O nosso fundador assim garantia a Dom Cagliero: «Podemos confiar no governo da Mazzarello. Ela conhece o Sistema Preventivo e tem os requisitos necessários. A sua congregação é igual à nossa; tem a mesma finalidade e os mesmos meios, o mesmo espírito que ela inculca com o exemplo e com a palavra às Irmãs» (cf F. Maccono, Santa Maria Mazzarello, I, 274).
Como Instituto das FMA, somos conscientes de que não temos apenas uma bela história para contar, mas uma história ainda mais bela para ser escrita no presente e no futuro e o modo mais bonito para fazê-lo é fortalecendo a identidade carismática e desenvolvendo a paixão educativa e evangelizadora. Para tanto cada FMA é chamada a empenhar-se em viver a estupenda aventura do Sim a Deus tendo consciência de que neste SIM está contida toda a abertura às necessidades das/dos jovens, especialmente os mais pobres e carentes de amor.
Vivendo em comunidade unimos dons e talentos para fazê-los convergir para a missão de “tornar Jesus conhecido e amado” pelos jovens, ou seja, testemunhá-lo e anunciá-lo de modo irresistível e contagiante, para que nós - por primeiro - nos sintamos presas por Ele, envolvidas pela felicidade de pertencer a Ele.
Depois de 139 anos de história, o Instituto pode afirmar que Dom Bosco e Madre Mazzarello revivem hoje na fidelidade de cada FMA; revivem no modo como, cada uma vive a própria vocação no cotidiano da vida, revelando ser habitada por uma presença que lhe dá sentido e esperança.
Maria é a inspiradora, a mãe e a guia segura, aquela que abre novos caminhos, indica o jeito de reavivar a paixão educativo-evangelizadora e que nos acompanha no empenho de revelar o rosto do Deus-Amor às novas gerações.

Ir. Nádia Caetano dos Santos
Âmbito da Comunicação
Inspetoria Laura Vicuña

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    PARABÉNS!!! A todas as Irmãs da Congregação...
    Que as bençãos de Deus seja constante em vossas vidas e que o Espirito Santo continue impulssionando cada uma na continuidade da missão inciada por Madre Mazzarello...
    Josefa

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score