Educação na era digital é o foco do XII Encontro Nacional da RSE

Foto: RSE Informa

O XII Encontro Nacional da Rede Salesiana de Escolas (XII ENARSE) está sendo realizado de 24 a 26 de abril em Brasília, DF, reunindo cerca de 200 representantes de todo o Brasil.

Sob o tema “A educação na era digital”, educadores de todo o Brasil estão reunidos de 24 a 26 de abril, durante o XII Encontro Nacional da Rede Salesiana de Escolas (XII ENARSE). O evento está sendo realizado em Brasília, DF, com a participação de cerca de 200 pessoas, entre diretores das mais de 100 unidades da Rede de todo o país, animadores e gestores dos seis polos regionais, e coordenadores, assessores e diretores nacionais da RSE.
O objetivo deste XII ENARSE é fundamentar o posicionamento da RSE diante das novas tecnologias, tendo em vista o Material Didático Digital – que começou a ser implantado na Rede este ano – e a importância de utilizar esses recursos digitais como ferramentas para intensificar os fundamentos da educação salesiana nas escolas.
Nessa perspectiva, a tarde de 24 de abril, primeiro dia do ENARSE, foi dedicada à reflexão sobre o projeto educativo-pastoral da Rede. Pe. Miguel Angel Garcia Morcuende, salesiano, responsável pelo Setor Escola do Dicastério para a Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco, fará uma palestra sobre a proposta pastoral dos salesianos e a área educacional. Em seguida, o assessor de Pastoral da RSE, Antonio Boeing, falará sobre “Escola Salesiana em Pastoral: realidade e perspectivas”.
Na manhã de 25 de abril, a engenheira e pós-graduada em Marketing e Design, Martha Gabriel, fará uma palestra sobre o tema central do ENARSE. Consultora nas áreas de marketing digital, inovação e educação, Martha é autora de diversos livros, sendo o último Educ@r – A (r)evolução digital na educação, livro que será distribuído pela RSE durante o evento. A proposta é que ela traga aos educadores participantes do ENARSE uma visão mais global, que depois será concretizada na especificidade da Rede Salesiana de Escolas.
Para isso, os assessores nacionais da RSE: Cíntia Lapa, Kátia Smole, Paulo Cunha e Paulo Simeão; vão tratar, no decorrer do dia, de temas específicos, como: o Material Didático Digital da RSE, o uso do Portal Futurum, o Programa de Formação de educadores da Rede, a Cultura da avaliação e o Centro de Serviços Compartilhado (CSC).
Os diretores-executivos da Rede Salesiana de Escolas, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti e Ir. Ivanette Duncan de Miranda, farão a abertura dos trabalhos do dia 26, tratando do momento atual da RSE e da escola diante do desafio digital. Em seguida, o assessor de Comunicação, Célio Ballona, falará sobre as atividades da Rede nessa área e as perspectivas da comunicação no próximo período.
O XII ENARSE será encerrado com o encontro por polos. Com sedes em Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE) e Manaus (AM), os polos da RSE têm a função de concretizar as diretrizes nacionais nas realidades regionais das escolas, tornando-as mais eficientes e integradas.



*Com informações de Assessoria de imprensa RSE

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score