Dias de Espiritualidade 2013: oferecer aos jovens o Evangelho da alegria


Dezenas de pessoas participaram do encontro /  Foto: ANS

Partilhar, estudar e rezar juntos o tema da educação tal como foi comunicado por Dom Bosco” – este é o objetivo indicado pelo P. Adriano Bregolin, Vigário do Reitor-Mor, na abertura da 31ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana (DEFS). Uma tarde intensa dedicada ao aprofundamento bíblico da Estreia, à escuta dos jovens e do Reitor-Mor.

Deu a largada aos trabalhos a conferência do P. Juan José Bartolomé que desenvolveu o tema: “A alegria de viver em Cristo, coração da proposta salesiana de santidade juvenil”. O biblista apresentou uma reflexão salesiana sobre o versículo da Carta de São Paulo aos Filipenses que introduz a Estreia 2013: “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos” (4,4). O Evangelho encerra um projeto de vida de ser indicado aos jovens, evidenciando a abordagem alegre à vida.

“A sua convicção pessoal de que não havia nenhum contraste entre servir a Deus e ser feliz, tinha como fundamento o intenso amor que devotava aos jovens: e porque os amava, queria-os alegres agora e na eternidade, como costumava dizer” – especificou o P. Bartolomé, que fundamentou a sua exposição com referências bíblicas e de magistério pontifício e salesiano.

Partilhar, estudar e rezar juntos o tema da educação tal como foi comunicado por Dom Bosco” – este é o objetivo  / Foto: ANS

Citando os ‘Lineamenta’ da XIII Assembleia dos Bispos sobre a Nova Evangelização, constatou: "Entre os obstáculos da nova evangelização está precisamente a falta de alegria e de esperança [ .... ] Muitas vezes, esta falta de alegria e de esperança são tão fortes que afetam a própria estrutura das nossas comunidades cristãs [ .... ]” e, concluindo fez votos para que “salesianos e salesianas, como os outros membros da Família Salesiana, nos sintamos orgulhosos de ter recebido de Dom Bosco uma herança pedagógica que soube fazer da alegria não apenas uma experiência cotidiana da vida mas especialmente o caminho salesiano de se ir à santidade e a Deus. Nada de estranho, portanto, que as palavras "alegria", "alegres" tenham “uma ilustre posição" em nossas Constituições, onde foram aceitas como "parte constitutiva" do carisma salesiano. E como tais devem continuar”.

Sobre o mesmo assunto falaram três jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS), que, fazendo-se intérpretes dos seus coetâneos, apresentaram reflexões e questionamentos à margem da proposta de um projeto de vida, inspirado no Evangelho da alegria. Como comunicar aos próprios coetâneos a fé cristã, como ser fiéis ao projeto cristão de vida, como viver a alegria cristã em contextos em que prevalece a efêmera felicidade do imediato…? Às perguntas de Luca, Eugenia e Francesco respondeu o Reitor-Mor que, remetendo às convicções e à práxis de Dom Bosco, pediu aos membros da FS serem homens e mulheres de fé ‘nec non’ educadores mais apaixonados.
O mesmo Reitor-Mor encerrou o dia dando o Boa-noite: “Dom Bosco se santificou educando os seus meninos a serem santos!” – disse o P. Chávez recordando a poliedricidade da figura de Dom Bosco sacerdote, santo, fundador, educador, pastor, ativista social, evangelizador, taumaturgo, …. “mas sobretudo pessoa inflamada pelo Espírito, grande místico, envolvido pelo êxtase da ação –. Quem se inspira no seu carisma e no seu estilo educativo, deve saber dançar segundo o ritmo do Espírito!”.

Acesse também:


Fonte: ANS

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score