CRIAR CULTURA COMUNICATIVA


Encontro da Equipe de Comunicação do Brasil
Com o objetivo de compartilhar experiências e projetar ações em vista da criação de uma cultura comunicacional, as Irmãs da Equipe de Comunicação Social do Brasil – ECOSBRASIL realizaram o encontro anual nos dias 23 a 25 de julho de 2011 na sede da Inspetoria Nossa Senhora da Penha na cidade do Rio de Janeiro - RJ.
Após a saudação de acolhida e a leitura da mensagem enviada por Ir. Giuseppina Teruggi, Conselheira Geral para o Âmbito da Comunicação Social, o grupo retomou as conclusões do Encontro Interâmbitos realizado em março deste ano em Cachoeira do Campo-MG. A princípio houve uma partilha sobre os procedimentos realizados em cada Inspetoria pós-encontro. Tendo presente os elementos impressindíveis para comunicar aos jovens a visão cristã da vida e da pessoa: formação e capacitação da comunidade educativa, trabalho em rede com mentalidade projetual e relações recíprocas, a equipe definiu metas e elaborou estratégias para torná-las operantes nas Inspetorias. O grupo ainda sugeriu à Ir. Rosa Idália Pesca, presidente da Conferência Interinspetorial do Brasil – CIB a ideia de propor um Encontro Nacional Interâmbitos para assegurar a realização dos trabalhos em conjunto.
Na ocasião Ir. Maria Helena Moreira da Inspetoria Madre Mazzarello deu algumas orientações para dimanizar o estudo, aprofundamento e avaliação do texto: “Mapa de Orientação” que deverá ser concluido até outubro deste ano. O texto pretende promover um processo de reflexão para favorecer a elaboração de respostas competentes e responsáveis no campo educativo, bem como dar força e vigor ao anúncio do Evangelho na nova cultura da comunicação.  A iniciativa se concretizará com a produção de um subsídio a ser oferecido às Comunidades Educativas das FMA.
No segundo e terceiro dia a equipe privilegiou a análise dos textos produzidos para a construção do documento sobre Culturas Juvenis. A partir de uma leitura crítica e integral foram avaliados elementos como coerência temática, estrutura e afinidade com os objetivos a que se destina a futura publicação. O levantamento identificou a necessidade de reelaborar alguns temas. A previsão é que durante o segundo semestre deste ano, os textos sejam reformulados.
No fim, o grupo agradeceu a acolhida e hospitalidade das Irmãs da Inspetoria do Rio de Janeiro - RJ. Irmã Rosa Idália Pesca, referente para a Comunicação Social pela CIB, ao fazer alusão à carta de São Paulo aos coríntios, recordou que no mundo “somos aflingidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança”. Desta forma incentivou as Irmãs a continuarem dando testemunho da própria fé e comunicarem as razões da própria esperança.
O próximo encontro foi marcado para os dias 23 a 25 de fevereiro de 2012 na Inspetoria Nossa Senhora da Paz em Cuiabá – MT. 
 Ir. Nádia Caetano dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score