“Verdadeira felicidade na simplicidade”
         
Experiência Missionária 2010 supera as expectativas e alcança seus objetivos.
Depois de viver dias de verdadeira felicidade na simplicidade, os participantes da II Experiência Missionária retornaram para Manaus no início da tarde do domingo, 17 de outubro, depois de passarem três dias em Anveres – Distrito do Município de Careiro distante cerca de 110 km da capital.
O grupo composto por 04 Irmãs, 07 leigos e 20 jovens ligados às casas das Filhas de Maria Auxiliadora da Área de Manaus, partiu em direção ao campo de missão, na tarde do dia 15 de outubro às 14h. Na chegada ao local, por volta das 17h, foram recebidos na residência da Sra. Angela Andrade, irmã de Ir. Maria José Andrade, fma. As primeiras providências tomadas foram o alojamento, o banho e o jantar.  Em seguida Ir. Monica resgatou alguns detalhes da programação e relembrou os objetivos da experiência. O dia foi concluído com a oração do terço missionário no qual os participantes foram distribuídos em equipes para representar e rezar pelos 05 continentes.
Na manhã seguinte, a maratona começou cedo. A escassez de banheiros e a programação intensa foram os principais motivos que fizeram a turma madrugar! Após o café da manhã todos se dirigiram à capela de São Sebastião (padroeiro da localidade) onde participaram da Celebração de Envio - momento de espiritualidade que precedeu a visita às famílias que moram no local.   Passava das 9h da manhã quando cada equipe partiu tomando direções diferentes mas, com objetivos comuns: conhecer a realidade, ouvir as pessoas e anunciar o amor de Deus através do anúncio da Palavra e da prática da oração comunitária, além de convidar os moradores para participar das atividades programadas pelo grupo.
Após o almoço, enriquecidos e impressionados com o que puderam ver e ouvir nas visitas, os participantes retomaram as atividades das equipes formadas na Oficina Missionária (liturgia, liderança, brinquedos alternativos, cozinha alternativa, teatro e dança) e checaram os detalhes da programação prevista para aquela tarde. Às 14h começaram a chegar às primeiras crianças que logo foram recebidas pelos animados palhaços da oficina de brinquedos alternativos assim como pelas demais oficinas. Como em toda experiência missionária não faltaram imprevistos: falta de energia, dificuldade de acesso ao local (distância) que desfavoreceu a presença das pessoas deixando algumas oficinas com poucos participantes... No entanto, longe de todo e qualquer desânimo os jovens e leigos missionários revelaram toda sua criatividade e realizaram toda programação com muita festa e alegria.
À noite, depois do jantar, o grupo se reuniu para partilhar as impressões da visita missionária feita nas famílias. Todos estavam impressionados pela forma com que foram acolhidos nas casas e, alguns aspectos chamaram atenção, a saber: a simplicidade do povo, o fato de serem felizes com pouco, o auto-reconhecimento entre as famílias, pois, apesar das distâncias entre uma casa e outra os moradores se conheciam e, por fim, a alegria que as pessoas tinham em oferecer desde um copo de água até a riqueza de seus produtos (frutas, verduras, doces, etc).
Depois da rica partilha movida a cantos, paródias, descrição de símbolos e relatos emocionantes, foi feita a avaliação geral do evento através da qual os participantes tiveram que elencar pontos positivos, aspectos a melhorar e oferecer sugestões. No fim a turma mais jovem improvisou um salão de festas e durante alguns minutos se divertiram dançando e brincando num estilo genuinamente salesiano de ser.
Terceiro dia... o fim da jornada começa com o café da manhã pra lá de regional. Às 8h todos estavam à espera das famílias na capela de São Sebastião onde aconteceu a conclusão da visita missionária com a Celebração da Palavra. Com muita criatividade o grupo transmitiu a mensagem da liturgia do domingo de diversas formas: entronização da Palavra, teatro, coreografia, cantos e mensagens missionárias. No fim eles agradeceram a acolhida das famílias e também receberam um agradecimento emocionado da Sra. Ângela Andrade que em sua fala destacou que a presença do grupo em Anveres foi “um presente de Deus, uma grande graça para todo povo”.
Por volta das 11h da manhã os missionários da alegria tomaram o caminho de volta para casa mas, com a certeza de terem vivido uma experiência inesquecível, que marcará profundamente suas vidas para sempre.
                       Ir. Nádia Caetano dos Santos   
      Âmbito da Comunicação - BMA

OBS:  Fotos no álbum Experiência Missionária 2010 - clique e confira: http://www.flickr.com/photos/insplauravicuna/sets/72157625072467509/

PARTILHANDO: Leia como o Jovem Miguel relata a experiencia vivida por ele nos dias em missão. Click no link ao lado: http://xmigs.blogspot.com/

1 comentários:

  1. Ranna disse...:

    A princípio quero agradecer às irmãs que tiveram a iniciativa e ousadia de nos proporcionarem um momento único como este do último fim de semana (15, 16 e 17 de outubro), de fato foi uma inspiração de Deus, e como a mão do Pai estava sobre essa atividade, tudo ocorreu muitíssimo bem!
    Deixo registrado também minha alegria de poder ser uma, dos vinte jovens, que ali estavam presentes para celebrar o mês das missões com muito entusiasmo e de fato vestindo a camisa de missionária e indo a campo! Huhuhuhuhuh
    Os frutos dessa missão podem não serem vistos aparentemente, mas tenho certeza de que a semente lançada em nossos corações frutificará e muito. Além de ficarem na lembrança os momentos que experienciamos nestes dias, estará mais fortemente os momentos em que nos tornamos um com a comunidade. Compaixão é o que pode expressar minha atitude diante de tantos relatos que ali escutei...
    Enfim, foi maravilhoso!!!!!!!!!
    Agradeço a todos os que nos proporcionaram essa autêntica MISSÃO NO ESTILO SALESIANO, estão todos de parabéns!!! Desejo que o ruah divino continue a soprar nos corações levando-nos onde Deus precisa ser anunciado!!!

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score