“Venham para o Rio de Janeiro, impulsionados pelo desejo de testemunhar a fé no Senhor Jesus”.



Há poucos dias da realização do MJS 20103, Pe. Pascual Chávez fala sobre sua vinda ao Brasil e envia mensagem aos jovens salesianos.
Por Bárbara Belan
Comunicação MJS 
Dom Bosco esteve no meio dos jovens durante toda sua vida e, hoje, seu nono sucessor, Pe. Pascual Chávez Villanueva é quem assume a missão de permanecer entre eles. Como o salesiano que ocupa o cargo de Reitor-Mor, cargo máximo dessa congregação religiosa, ele representa o próprio Dom Bosco em nosso meio.
Nascido em 1947 no estado de San Luis Potosi, no México, Pascual Chávez foi aluno do Colégio México, onde conheceu os Salesianos e decidiu juntar-se a Pia Sociedade de São Francisco de Sales.
Em dezembro de 1973 Pascual Chávez recebeu a ordenação sacerdotal e desde então passou a dedicar sua vida aos jovens. Entre 1989 e 1994 foi inspetor salesiano do México-Guadalajara e em 1996 foi convidado pelo então Reitor-Mor, P. Juan Edmundo Vecchi, a assumir a tarefa de Conselheiro para a Região Salesiana ‘Interamérica’.
Foi durante o XXV Capítulo Geral dos Salesianos, em abril de 2002 que Pe. Pascual Chavez foi eleito Reitor-mor pela primeira vez, tornado-se assim a representação viva do próprio Dom Bosco presente em nosso meio.
Nos primeiros seis anos de seu governo, Pe. Pascual Chávez se dedicou a levar o carisma salesiano a níveis espirituais mais profundos e a trazer os salesianos para o meio dos jovens na atualidade. Ele foi reeleito em março de 2008 e continua apresentando temas importantes e atuais seja por meio de suas Estreias (cartas anuais dirigidas a todos os membros da Família Salesiana), seja pela presença em encontros mundiais, como o Encontro Mundial do MJS.
No próximo mês de julho ele estará no Brasil para participar do MJS 2013 e com fala com exclusividade ao nosso site sobre suas expectativas.
1.  Como é participar de um encontro em um país latinoamericano, sua região de origem?
Eu tive a oportunidade de participar de diversas Jornadas Mundiais da Juventude, em diferentes países, e em todos eles houve um dia de encontro do MJS. E sempre depende do número de participantes e da preparação do encontro. Sem dúvida, o melhor encontro que fui, precisamente por causa da excelente preparação, foi há dois anos em Madrid. Para muitos jovens que participaram da Jornada Mundial da Juventude, o momento mais belo e significativo foi o que vivemos em Atocha, também porque lá eles foram protagonistas do evento e o clima foi tipicamente salesiano.
Tenho certeza que à luz dessa experiência do encontro do MJS, no Rio de Janeiro também será de grande intensidade espiritual, com o rosto da espiritualidade juvenil salesiana.
2.  Como o senhor tem sentido a preparação dos países para o encontro?
A preparação que está acontecendo em todas as inspetorias está sendo muito boa. Na Europa, por exemplo, a maioria não vai participar, principalmente devido aos custos da viagem, mas os jovens estão se preparando para a celebração do Dia Mundial da Juventude e do período de Encontro do MJS para viver isso em “casa” mesmo. Eles poderão se conectar conosco via Skype ou televisão ao vivo, quando o fuso horário permitir.

 Estou convencido de que o maior número de participantes será, desta vez, dos países latino-americanos, por serem mais próximos do Brasil. O motivo é sempre o mesmo: os altos custos de viagem, principalmente nesse momento de crise econômica que estamos vivenciando.
O mais importante é que as inspetorias estão preparando encontro do MJS nos próprios países.
3. O que o senhor espera do Encontro Mundial do MJS/AJS?
Minhas expectativas são as de reforçar o sentimento de MJS, vivendo sempre em maior harmonia com as grandes inspirações, opções e linhas de vida e de ação que o Papa Francisco nos propõe.
Estou certo de que isso será um estímulo para a celebração que vamos fazer em 2015, no bicentenário do nascimento de Dom Bosco. Em agosto de 2015 será realizado, em Becchi Valdocco, o Encontro Mundial da MJS. E o encontro no Brasil, esse ano, já é uma grande preparação.
4. Se o senhor pudesse falar com um jovem que vai participar do encontro, qual recado deixaria pra ele?
Minha mensagem é para que os participantes venham para o Rio de Janeiro, impulsionados pelo desejo de testemunhar a fé no Senhor Jesus, o único que pode dar sentido à existência humana e garantir a fonte de felicidade. Que estejam dispostos a partilhar a alegria e a beleza da fé em Cristo, como discípulos apaixonados por Jesus para serem apóstolos, especialmente para outros jovens.
O Rio de Janeiro será preenchido com jovens cristãos que desejam mostrar ao mundo a alegria da própria juventude, proclamar sua fé no Senhor Jesus e renovar seu compromisso de se converterem protagonistas neste mundo tão necessitado de mudanças profundas; para dar dignidade, liberdade e qualidade de vida para todas as pessoas, especialmente os pobres e necessitados.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score