Retiro Anual da AJS/Pará


Dom Bosco o santo dos jovens: conhecer para amar e imitar

Durante três 14, 15 e 16 de setembro, aproximadamente 150 jovens das Obras Salesianas, tanto das FMA como dos SDB do Estado do Pará estiverem juntos na Casa de Retiro das Irmãs Preciosinas na cidade de Ananindeua-PA
Conhecer Dom Bosco, para assim amar e imitar o santo dos jovens foi o principal objetivo do retiro desse ano. Os jovens nas diversas atividades foram levados a fazer seu projeto de vida tendo como subsídio o livro do Pe. Mendonça – “A corda bamba e a certeza - o santo Dom Bosco”, que ao longo deste ano foi a referência de trabalho nos diversos grupos juvenis da AJS.  Sendo assim, as principais fontes de reflexões do retiro foram: “Projeto de Jesus e meu projeto de vida” com assessoria de Ir. Jaqueline Pereira, fma; “A corda bamba e a certeza - o santo Dom Bosco” com iluminação de Ir Leonéia Furtado, fma e, “Espiritualidade da Jornada Mundial da Juventude” com o Pe. José Ronaipe das Neves Machado, sdb, além das orações, celebrações, noite cultural, animação e santa missa.
Mais do que um final de semana, o retiro da AJS vem sendo um forte canal de aproximação dos jovens, tanto com a espiritualidade juvenil salesiana quanto com a pessoa de Jesus Cristo; um fato notado durante todo o retiro, seja na participação às confissões e celebrações, seja na alegria presente em cada rosto jovem que se dispôs a conviver, partilhar e refletir, tendo como elementos essenciais a alegria salesiana e a oração.
Momentos como esses nos convida a assumir o que Dom Bosco nos pediu: “Não basta que os jovens saibam que são amados, mais que os mesmo sintam que são amados”. Portanto, a partilha, a doação, a conversa amiga, o olhar de confiança ajudam-nos a chegar mais perto dos corações de tanto jovens que mesmo fazendo sua caminha na AJS, ainda tem sede de Deus.
Ao término das atividades notamos que, quando o trabalho é feito em parceria (FMA-SDB), o projeto de Dom Bosco ganha mais força e o trabalho da AJS em nosso estado gera mais resultados na vida da juventude.
Sentimos que ainda há muito o quê fazer. O caminho por vezes se torna cansativo; contudo a paixão que nos move nos leva a servi com o coração cheio de amor e doação. Até porque a própria realização do Retiro Anual nos traz a certeza que nossa opção pelos jovens se renova a cada trabalho, a cada missão, a cada gesto de agradecimento vindo daqueles meninos e meninas que aceitaram o convite e se deixaram cativar pelo carisma de Dom Bosco.
Estamos certos que a culminância da leitura refletida e partilhada do livro “A corda Bamba e a certeza – o santo Dom Bosco” e o trabalho de elaboração de um projeto de vida serviram para inflamar no coração da juventude que “a nossa vida é um presente de Deus, o que fazemos dela é o nosso presente a Ele”.

Demmes Almeida.
Secretario. Cons. Nacional AJS.


DEPOIMENTOS

Para mim o retiro anual da AJS representou um momento de muita alegria. Pude pensar bastante no seu projeto de vida à luz do Evangelho, fazer novas amizades, reconciliar-me através do sacramento da confissão, recarregar as energias na oração, na escuta da Palavra e na comunhão.
ASC, Henrique Carreira
Coordenador do Oratório Festivo D. Bosco
O retiro desse ano foi muito bom. Pode vivenciar um verdadeiro intercâmbio de experiências e conhecer a realidade de outras casas. Porém o mais importante foi a oportunidade de confirmar minha fé no carisma salesiano. Por aí, não encontro tamanha alegria nem uma espiritualidade tão cativante quanto a que encontro aqui. Um momento que não esquecerei foi a adoração juvenil. Adorar o Senhor antes de dormir foi muito gratificante. Tudo isso me inspira a dizer com orgulho:  SER AJS É BOM DEMAIS! ” 
Marco André Novais
Jovem líder, animador e universitário

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score