Que minha vida seja uma canção para ti, Senhor!


Na manhã desta terça-feira, 13 de março, comemoração mensal de Madre Mazzarello, as jovens: Andreza Diniz, Ingrid Stephanie,  Rafaela Moraes e Thais Nogueira receberam solenemente as medalhas de aspirantes, das mãos de Ir. Maria Américo Rolim, Conselheira Geral para o Âmbito da Formação no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. A cerimônia marcou o início do percurso formativo que o Instituto define como período de orientação e discernimento. As jovens Luciana Reis e Ranna Mariana que já estão a mais tempo na etapa, apenas renovaram a decisão de orientar o próprio caminho para a Vida Consagrada, no cotidiano empenho de responder SIM ao chamado do Senhor.  

A Celebração Eucarística

Começou por volta de 6h30m da manhã na Capelinha da Casa Inspetorial. O celebrante, Frei Durvan iniciou recordando a mensagem central do dia: "perdoar de coração ao seu irmão. Esta motivação ajudou a fundamentar o Ato Penitencial. Outro momento significativo foi a proclamação do Evangelho feita pela Ir. Maria Américo. Na homilia Frei Durvan incentivou as jovens a serem corajosas e disponíveis ao chamado de Deus, sem se deixar abalar pelas dificuldades que são inerentes a quem opta por seguir Jesus Cristo. Lembrou ainda que o Mestre a quem seguimos "não é alguém parado, estático e sim é aquele que está sempre em movimento porque assume com o Pai, o compromisso de não descansar enquanto o Reino não for instaurado na Terra.  No momento do ofertório  as jovens formadas apresentaram alguns símbolos da caminhada vocacional. O canto de comunhão: "Vou cantar teu amor..."  expressou muito bem a tema escolhido pela turma: " Que minha vida seja uma canção para ti, Senhor!". 

A entrega de Medalhas

A diretora da Casa Inspetorial e responsável do Aspirantado, Ir. Mauraluce Ribeiro, introduziu o momento convidando Ir. Maria Américo a dedicar algumas palavras às jovens formandas. Em seguida, chamou pelo nome as quatro jovens. Esta se aproximaram do altar e receberam suas respectivas medalhas das mãos de Ir. Maria Américo Rolim. No fim Ir. Francisca Dias, inspetora da Inspetoria Laura Vicuña leu o artigo 86 das Constituições. 

Café e almoço festivo

Após a missa, a comunidade celebrou com festa a alegria das formadas! Ir. Maria Américo presenteou cada uma com uma agenda permanente e lhes fez um convite: "registrem os apelos diários de Deus que serão feitos a cada uma de vocês no percurso formativo que dura toda vida". Ir. Liliana Dauo, diretora da Casa Mamãe Margarida também esteve presente. 
No almoço cada uma recebeu uma cartinha da noviça Rosalva Veiga e foi lida a mensagem enviada por Ir. Jaqueline Castelo da Comunidade do Instituto Dom Bosco, Belém-PA. 

A ETAPA DO ASPIRANTADO

É um tempo em que se colocam as bases de uma caminhada de formação que leva a jovem a avaliar o seu projeto vocacional e, fazendo experiência dele, ter certeza de possuir as qualidades requeridas para a vida salesiana. É um tempo de discernimento para responder livremente e com maior clareza a própria vocação.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score