Dom Bosco: um presente sempre atual para a Igreja e a Sociedade civil


Expendeu Dom Bosco toda a sua vida pelos jovens dedicando-se “até ao último respiro” à sua salvação – humana e cristã –. Seu olhar, que ia para além do bairro de Valdocco e da cidade de Turim, continua ainda hoje a entrecruzar-se com o de tantos jovens do mundo.
Nestes dias o Vice-Diretor Executivo da Unicef, Rima Salah, durante uma entrevista coletiva de imprensa em Genebra para a apresentação da relação sobre as emergências – “Humanitarian Action for Children 2012” –, lançou um alarme: são 384 as crianças mortas na Síria desde meados de março, quando iniciou a revolta contra o regime do Presidente Bashar ao-Assad.
A relação cita outrossim outras situações como a das crianças e das famílias arrancadas de suas casas por causa da violência na Costa do Marfim e no Sudão Sul, por causa das inundações no Paquistão, e por causa da operação em curso para reconstruir o Haiti depois do terremoto de janeiro de 2010.
O apelo se refere também às assim chamadas emergências “silenciosas”, como a da Rep. Dem. do Congo, onde, a partir de junho de 2011, mais de 1 milhão e meio de pessoas – metade das quais crianças – foram dispersas pela violência étnica. Outros milhões foram atingidos pela violência sexual e pela falta de escolaridade.
Não se pode esquecer toda a realidade da imigração e da exclusão social na Europa, preocupada com a crise econômica, onde quem paga as contas são os mais pequenos, marginalizados pelos preconceitos e sistemas sociais, que em nada facilitam o acolhimento e a formação ao trabalho.
Enquanto algumas dessas emergências chamam significativamente a atenção da mídia e do mundo político, outras não chegarão nunca aos refletores da imprensa internacional, tornando-se deste modo emergências silenciosas: crises humanitárias tão distanciadas da opinião pública que por vezes é muito fácil descuidar.
O olhar de Dom Bosco, hoje, voltar-se-ia também a essas realidades.
Em mais de 130 nações os Salesianos e os outros grupos da Família Salesiana estão empenhados na educação, na evangelização, na tutela e promoção dos direitos humanos, sobretudo dos mais pequenos e necessitados. A herança de Dom Bosco – expressa no Sistema Preventivo – manifesta ainda hoje a sua eficácia. Atestam-no as centenas de projetos ativos em todos os cantos do mundo e os milhares de jovens que, com freqüência junto com as suas famílias, se beneficiam cada dia de tais atividades humanas, cristãs, sociais.
Na seção vídeo de ANS há um breve vídeo, produzido por Missões Dom Bosco, sobre o Sistema Preventivo. Emoldurado numa hipotética entrevista com Dom Bosco, fala-se de testemunhos e experiências de muitos salesianos e leigos, empenhados na área da educação e da evangelização.

Fonte: ANS Roma
Publicado em 31/01/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score