Mungubeira, nossa árvore de Natal regional



Mungubeira (Pseudobombax munguba) - Árvore frutífera de floresta em terra de várzea, suas sementes são consumidas por tambaquis, sardinhas, pacus, mandis e outro peixes. A mungubeira frutifica no período da cheia e suas sementes são dispersas pelo vento e pela água através dos peixes da várzea.

Do caule da árvore o caboclo extrai uma envira, espécie de corda que é utilizada para entrelaçar no paneiro e servir como apoio na cabeça, facilitando ao caboclo carregar nas costa a mandioca, a castanha e outras frutas. Quando o caboclo vai trabalhar no roçado, costuma carregar os filhos pequenos dentro do paneiro.

A árvore da mungubeira que serve de Cartão de Natal/2011 da Casa Mamãe Margarida, foi fotografa na época da cheia do Rio Negro/Lago do Puraquequara, no ano de 2008.  A árvore mede de 3 a 4 metros de altura e em sua copa seus frutos avermelhados tomam completamente os galhos, o fruto tem o tamanho de um cacau.

A mungubeira cheia de frutos é sinal de vida na várzea!
O lago transforma-se em uma sala de refeição para os peixes!
Para os ribeirinhos a mungudeira é uma bela árvore de natal natural.

Por: Valter Calheiros

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score