Seminário Amazônia: importância, desafios e missão



“Amazônia: importância, desafios e missão”. Este é o tema do Seminário sobre a Amazônia, organizado pela Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR) em parceria com a CRB Nacional- Conferência dos Religiosos do Brasil, que acontecerá de 7 a 9 de outubro, próximo, na Inspetoria Laura Vicuna, Manaus-AM.
O evento, que reunirá Religiosos e Religiosas dos países pan-amazonicos: Brasil, Bolivia, Colombia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Peru e Venezuela, propõe promover e articular uma reflexão sobre a realidade sócio-cultural, econômica e ambiental do bioma amazônico, revitalizar a dimensão mística, profética e missionária da Vida Religiosa Consagrada e buscar possíveis linhas comuns de ação na missão amazônica. O Seminário também objetiva construir alianças e colaborações nas fronteiras geográficas e simbólicas, de forma articulada, em sintonia com o Plano Global da CLAR e das Conferências de Religiosos e Religiosas dos países amazônicos, em comunhão com Igreja Latinoamericana e Caribenha; celebrar a vida e a fé, em diálogo com os saberes e as tradições dos povos da água e das selvas.
  “Vivemos em uma sociedade capitalista e globalizada que se expressa em contextos  complexos que produzem angústia, que geram preocupação ecológica,  que destroem a natureza. A Igreja, por sua parte, não é alheia a estruturas “caducas” que freiam o projeto do Reino de Deus e sua justiça (Mt6,33)”, afirma Irmão Paulo Petry, Presidente da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas.
De acordo com Irmão Paulo, o Seminário visa refletir sobre a vida ecológica ameaçada na Amazônia e em todo o planeta. Por isso, o evento quer, ainda, criar redes de solidariedade entre as Ordens Religiosas da Igreja Católica e entre as diversas instituições sociais e civis afins, em vista de uma atuação mais eficiente, eficaz e transformadora.
O evento é aberto para os Superiores Maiores das Comunidades Religiosas, localizadas na Amazônia, Presidentes e Assessores das Conferências de Religiosos/as dos países amazônicos; missionários e missionárias que atuam nas fronteiras e equipes itinerantes; Representantes da Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Indigenista Missionário(CIMI), Comissão Pastoral da Terra(CPT), Conselho Missionário Regional(COMIRES), Conselho Missionário Diocesano(COMID), Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social da Amazônia(SARES) e Conselhos de Presbíteros e Leigos/as.
“Onde as ameaças contra a vida assumem proporções sempre mais preocupantes, colocar a Amazônia no centro das reflexões e ações da Vida Religiosa Consagrada, significa aceitar o desafio de deixar-nos questionar, surpreender e envolver numa permanente presença criadora e libertadora. Significa também tornar-nos um sinal profético de resistência contra todas as formas de morte. É hora de colocarmos nosso ouvido e nosso “olhar fixo em Jesus” para, juntos, escutarmos a Deus onde a vida clama”, relatou o presidente da Confederação de Religiosos e Religiosas, Irmão Paulo Petry. 

Por Nádia Caetano e Rosinha Martins

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score