Uma pausa na jornada para avaliar o percurso


De 16 a 20 de setembro de 2011 aconteceu em Manaus, no Centro de Treinamento Laura Vicuña, o Encontro de Revisão e Reelaboração do Itinerário Formativo do Instituto. O encontro foi assessorado por Ir. Maria Fisichella e Ir. Monica Menegussi, ambas integrantes do Âmbito da Formação e teve como objetivo, refletir sobre a necessidade de inculturar o Projeto Formativo, na realidade em que está inserida cada Inspetoria, com especial atenção ao contexto da juventude hoje. Na ocasião participaram 28 Irmãs das Inspetorias Laura Vicuña (BMA), Santa Teresinha (BMT) e Maria Auxiliadora (BRE).
O grupo identificou os elementos essenciais de um itinerário formativo, entendido com um processo dinâmico e permanente. Avaliou os modelos utilizados atualmente na formação, e constatou que, muitas vezes, são inadequados aos tempos atuais.  Neste sentido, as participantes foram convidadas, constantemente, a se interrogarem: Que formação? Qual o modelo formativo? Segundo Ir. Maria Fisichella, o ponto de partida de um itinerário apropriado, parte da escuta da realidade juvenil, do contexto sócio-cultural e do próprio dinamismo do carisma que exige de nós respostas novas e coerentes. Uma verdadeira mudança de mentalidade.
Em várias circunstâncias veio à tona a urgência em qualificar a formação permanente. Conforme Ir. Mônica Menegussi, não se trata de reduzi-la a uma etapa, mas entendê-la como uma dinâmica de vida, que promove o crescimento da pessoa em todos os níveis, dispõe à abertura as ações do Espírito e ao abandono de seguranças que impedem a conversão interior.
Através da leitura de textos, partilhas e da mediação das assessoras foi possível vislumbrar que o modelo formativo capaz de encantar, co-envolver e transformar a pessoa é aquele que leva ao encontro pessoal com Jesus Cristo, a meta de todo e qualquer itinerário de formação.


Ir. Nádia Caetano do Santos

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score