“Firmes na fé”, a festa do Movimento Juvenil Salesiano em Madri




(ANS - Madri) – Mais de 7.000 jovens, cerca de 50 as delegações nacionais reprersentadas, 200 membros do coro internacional, 60 músicos, 3  intérpretes para outras línguas e 1 só objetivo comum: ser “firmes na fé”. Esta foi, entre exibições artísticas e oração, a grande festa do Movimento Juvenil Salesiano, acontecido ontem à noite, 17 de agosto, em Madri, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

À tarde, como estava no programa, os vários grupos do Movimento Juvenil Salesiano começaram a encher o grande pátio do Instituto salesiano de Atocha, sede também do centro inspetorial de Madri. Cantos, danças, bandeiras, exibições várias, jogo, atividade de animação fizeram o suporte e a moldura  do encontro alegre e variado entre jovens  de várias proveniências; quem se reencontrava depois de outras experiências internacionais – JMJs precedentes ou confrontos do MJS – quem se conhecia pela primeira vez.  A descontraída alegria foi pouco a pouco reorganizada em um espetáculo. Durante o qual, alguns grupos, se exibiram apresentando o folclore dos próprios países de origem.

Às 21,00h, depois do jantar, prato feito, iniciou-se a vigília de arte e oração proposta pelo MJS da Espanha. Um percurso de reflexão e espiritualidade que conduziu os presentes a uma oração íntima com o Senhor Jesus. O canto, a música, a recitação, a dança, as imagens apresentaram o trecho do evangélico da casa sobre a rocha, relido sob a ótica da espiritualidade juvenil salesiana. Um verdadeiro e próprio espetáculo de  multimídia temático.

A segunda parte do programa, depois da chegada ao palco do Reitor Mor e da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, se fez mais íntima. Sobre o palco, aonde foram levados anteriormente a Cruz e a Bíblia, Pe. Fábio Attard, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, levou, solenemente em procissão, o Santíssimo Sacramento. O pátio, que, à tarde, estava cheio de alegres cantos e barulho, à noite, de aplausos e atenta participação do espetáculo, naquele momento se encheu de silenciosa oração. Um festa que se tornou, pouco a pouco, uma adoração eucarística. Por mais de 15 minutos, os jovens adoraram o Senhor da Vida, rocha sobre a qual se fundamenta uma casa segura. A solene bênção eucarística concluiu a adoração, como quando em Valdocco, Dom Bosco concluía a tarde do oratório festivo. Depois, o Pai Nosso, recitado por todos na própria língua e uma homenagem a Maria Auxiliadora.

Antes de concluir a festa, Madre Reungoat e pe. Chávez, como tradição nas casas slasianas, ofereceram a eles o pensamento da boa-noite

“Estamos vivendo um milagre!” – disse a madre Yvonne Reungoat, que agradeceu aos jovens o terem encontrado autenticamente com Jesus, na vigília e o terem feito presentes Dom Bosco e Madre Mazzarello. A Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora depois convidou os jovens a voltar transformados para o próprio país, dando respostas novas às interrogações da própria vida.

Pe. Pascual Chávez exortou os rapazes a doar a própria vida a Cristo. O Reitor Mor contou a história de Sean Devereux, um jovem que se fez transformar pela JMJ de Roma até ao ponto de se tornar missionário em Serra Leoa e, depois, mártir na Somália. Pe. Chávez convidou os jovens a não se acomodar, mas ter grandes sonhos na própria vida: “A Igreja e a sociedade têm necessidade de vós”.

Confiram os dois vídeos da Boa-noite de Madre Reungoat e de Pe. Chávez.





0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score