Chuva de estrelas cadentes nesta próxima madrugada em Manaus


Os próximos dois dias prometem recompensar quem ficar acordado até mais tarde. É que em todo o Brasil será possível observar uma chuva de meteoritos – as famosas estrelas cadentes. A média será de uma estrela por minuto! Em Manaus o fenômeno acontece entre 2h e 5h da madrugada.

"O melhor dia para observação é a madrugada de hoje [quinta-feira, 05/05] para sexta, mas sábado quem olhar para o céu também poderá ver os meteoritos", diz o astrônomo do Musa, Germano Afonso.

Quem quiser ver as estrelas cadentes deve olhar para o lado oeste (onde o sol se põe) a partir das 2h da manhã. Para saber se está olhando para o lado certo do céu, basta buscar por uma estrela muito brilhante – na verdade o planeta saturno - e olhar para o lado oposto.

"Nesse horário saturno estará se pondo no horizonte no lado leste, parece uma estrela bem brilhante. Enquanto no lado oposto, oeste, estará aparecendo a constelação de Aquário e não haverá nenhuma estrela brilhante para usarmos como referencial."

Chuva de meteoros registrada em 2007. Crédito: Koen Miskotte,
Dutch Meteor Society, Harderwijk, the Netherlands

Os manauaras estão com sorte. A lua está minguando, quase entrando na fase Nova, o que garante uma noite mais escura e maior facilidade para observar a chuva de meteoritos. Ainda assim, o ideal é buscar um local longe das luzes artificiais – e torcer para o tempo não estar nublado.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score