Entrar no processo de conversão

Encontro com Religiosos que trabalham com JuventudeS




No último final de semana, 08 a 10 de abril, cerca de quarenta Religiosos (as) que trabalham com juventude estiveram reunidos na Casa de Retiro Vicente Cañas em Manaus. O assessor Frei Rubens Nunes da Mota deu continuidade ao processo de aplicação do Projeto Juventudes da CRB Nacional.

O encontro começou com as boas vindas ao grupo. Frei Rubens iniciou os trabalhos solicitando a síntese dos sentimentos, atitudes e inquietações suscitadas no confronto com a realidade juvenil. As ressonâncias trouxeram indícios de que há muita esperança nos jovens ao mesmo tempo em que sua realidade se constitui um desafio sempre novo e provocador. Em seguida ele apresentou as Diretrizes do Projeto JuventudeS da CRB que na última Assembleia Geral Nacional elegeu quatro linhas de ações a saber:

1) Aprofundar o conhecimento da realidade Juvenil e intensificar a presença e ação junto às juventudes

2) Sobre o Serviço de Animação Vocacional (SAV)

3) Sobre as Novas Gerações da VRC

4) Sobre a Formação Inicial Internacional

Num segundo momento foi apresentado o Projeto de Revitalização da Juventude (CELAM) que tem norteado as ações do setor em nível nacional. Depois de fazer memória das etapas que já foram desenvolvidas ele apresentou a proposta para o ano de 2011 que prever a entrada dos religiosos no caminho de conversão.

Os trabalhos dos segundo dia começaram com a socialização do significado da palavra conversão no processo de aproximação da juventude. A partilha foi realizada primeiramente em grupos afins: Assessores de Pastoral Juvenil, envolvidos no contexto escolar, encarregados do Serviço de Animação Vocacional e iniciantes na missão com juventudes em diversos contextos. Uma das principais conclusões foi: “para o religioso (a) se aproximar do jovem não é necessário fazer tudo que ele faz, pois, o que o que eles buscam no consagrado (a) é um diferencial”. O religioso (a), portanto precisa saber de onde está falando e falar a partir do que acredita. Isto exige coerência de vida e capacidade de tornar-se referência.

No terceiro dia Frei Rubens repassou as diretrizes do Congresso Vocacional do Brasil e do CELAM. Os dois eventos apontam para uma revisão séria no modo de atuar e conceber o Serviço de Animação Vocacional dentro da Igreja. “O SAV por muito tempo foi concebido como serviço que apontava apenas para a vida religiosa. Hoje, porém é necessário focar na vida e não apenas na instituição, descobrir novas metodologias, instalar a “cultura vocacional”, garantir a entrada do jovem num processo de animação vocacional que conduz à experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo e o compromisso como o irmão. Nessa perspectiva o convite “vinde e vede” se dá dentro de um processo, pois, o essencial é fazer o jovem descobrir a ação, o chamado de Deus na trajetória do discernimento.

A Inspetoria Laura Vicuña se fez presente no encontro através das Irmãs: Francidalva Lopes, Ivânia Cruz, Iran Nascimento, Janete Feitoza, Jucélia de Jesus, Maria José Andrade, Monica Hivana, Nádia Caetano e Tatiane Damasceno.


Ir. Nádia Caetano dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score