para a Família Salesiana no Cone Sul

Brasil - I Seminário de Delegados/as Inspetoriais para a Família Salesiana no Cone Sul


De 6 a 10 de outubro realizou-se em São Paulo (SP), Brasil, o I Seminário de Delegados/as Inspetoriais para a Família Salesiana da Região América Cone Sul. Os participantes eram – entre SDB e FMA – 41, provenientes da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
      Abriram os trabalhos as saudações de boas-vindas da Ir. Maria Luísa Miranda, Conselheira FMA para a Família Salesiana; da Inspetora Local FMA, Ir. Vilma Santoro; do Inspetor SDB do BSP, P. Marco Biaggi; e do Conselheiro Regional para a América Cone Sul, P. Natale Vitali. Aos participantes dirigiram ao vivo uma mensagem de alento em favor do empenho pela formação e acompanhamento dos leigos.
       No âmbito mundial, o de São Paulo foi o terceiro encontro dos Delegados para a Família Salesiana, depois do de Częstochowa, na Polônia, em fevereiro passado, e do de Bangkok, na Tailândia, em setembro último. Como nos anteriores encontros regionais, também na reunião de São Paulo pôs-se no centro das reflexões o papel específico do Delegado – SDB ou FMA – como figura de coligação e guia espiritual para os leigos da Família Salesiana.
      À formação dos Delegados proveu-se mediante o estudo e o confronto com vários textos, desde os de caráter universal da Igreja Católica, como a “Christifideles Laici”, até aos especificamente produzidos pela reflexão interna, qual o documento sobre as Consultorias da Família Salesiana. A reflexão não descuidou a parte operativa: os Delegados elaboraram propostas e soluções com que atualizar as formas de acompanhamento nas realidades específicas da Região América Cone Sul.
      Entre as numerosas intervenções assinalem-se a da Ir. Maria Trigila, Delegada Mundial para os Salesianos Cooperadores (SSCC); a da Ir. Maritza Ortiz, Delegada Mundial das EEAA FMA; a do P. Stjepan Bolkovac, Delegado Mundial dos SSCC; e a do P. José Pastor Ramírez – Delegado Mundial dos EEAA de Dom Bosco e Coordenador da Família Salesiana.
     À organização e coordenação do encontro providenciou a Equipe guiada pela Ir. Miranda e pelo P. Adriano Bregolin; enquanto que a acolhida ficou aos cuidados do P. Jurandyr Azevedo, da Inspetoria do BBH, e da Ir. Cecília Jalil Fausta, da Inspetoria FMA, de São Paulo.
     Nos dias de reunião, vividos no tradicional clima jubiloso da Família Salesiana, os Delegados também transcorreram um dia religioso-cultural visitando o Santuário da Virgem da Aparecida e a cidade de São Paulo. O encontro terminou no dia 10, na Eucaristia, que foi presidida pelo Inspetor P. Marco Biaggi.
       Ir. Marialuisa Panarotto e Ir. Eleuzimar de Oliveira Lima participaram deste encontro representando nossa Inspetoria.


Fonte: ANS São Paulo
Publicado em 12/10/2010

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score