CONSELHO AMPLIADO 2010
Escuta, partilha, discernimento... compromisso
A disposição para a escuta, os espaços de reflexão e a riqueza das partilhas foram as ferramentas fundamentais no processo de discernimento do Conselho Ampliado de 2010. Na ocasião, Irmãs e alguns colaboradores leigos das comunidades de Manaus traçaram os rumos para a caminhada da Inspetoria Laura Vicuña prevista para os próximos anos. O encontro aconteceu na Casa Mornese – Manaus AM, nos dias 01,02 e 03 de outubro.
No primeiro dia o grupo precisou dividir-se. As Irmãs do Conselho Inspetorial dedicaram tempo e atenção ao processo de reestruturação da Inspetoria que está sendo coordenado pelo Âmbito Administrativo- Financeiro, em vista da implantação do Instituto Religioso previsto para 2011. Por sua vez, a Equipe JUCEMIC e a Pastoral Social aprofundaram a reflexão sobre a realidade juvenil a partir da iluminação de Ir. Nádia Caetano que desenvolveu o tema: Educomunicação – fundamentos e perspectivas e, Ir. Nazaré Araújo que apresentou a proposta de revitalização da Pastoral Juvenil bem como, as conclusões do 3º Congresso da Juventude Latino Americana – ocorrido em Lo Teques na Venuzuela em agosto passado.
À tarde a contribuição dos leigos foi essencial no processo. Depois de responderem ao questionário que foi enviado às comunidades na fase de preparação do encontro, o grupo ponderou duas perguntas que ajudaram a nortear o momento riquíssimo de partilha: Como envolver Irmãs, leigos, jovens e famílias no Projeto da ILV? O que precisamos propor para 2011? O fruto das reflexões foi à constatação de que é preciso diagnosticar a realidade, refletir sobre e a partir dela na constate tentativa de co-envolver.

O segundo dia favoreceu os encontros por equipes: JUCEMIC, PASTORAL SOCIAL e FORMAÇÃO. Com base na reflexão do primeiro dia, todas se empenharam em concretizar os respectivos Planos de Ação. Após o almoço os leigos se despediram do encontro do qual participaram com grande interesse e senso de pertença.  À tarde as equipes apresentaram suas propostas que foram analisadas em plenária.
No terceiro dia, foram definidas algumas diretrizes sobre o Estudo das Constituições, o Plano Inspetorial e a celebração do Cinqüentenário da Inspetoria (20 de fevereiro de 2011). Em breve as comunidades receberão a conclusões desse processo. Em seguida, houve uma partilha sobre os desafios da formação e a crise vocacional norteada pela pergunta: O que está acontecendo? As reflexões foram diversas, mas, em todas foi possível notar que precisamos mais do que nunca nos dispor à escuta das Irmãs e das jovens, pois se constata que os tempos são outros e somente se encarnando na história, no contexto cultural das Irmãs e das jovens estaremos dando testemunho de verdadeira fidelidade.
Ir. Nádia Caetano dos Santos
Âmbito da Comunicação - BMA

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score